Aprendendo a velejar


Muitas pessoas aprendem a velejar indo velejar com seus amigos ou pais. Mas como você começa se você não conhece ninguém com um barco? Jogue um bom video bingo online e talvez você queira fazer um treinamento formal para adquirir uma qualificação reconhecida. Muitas empresas de aluguel de iates exigirão que os clientes em potencial possuam uma qualificação reconhecida antes de alugar um iate. A vela em muitos países é cuidada por associações ou federações nacionais.

Estes órgãos dirigentes conceberam uma série de cursos que permitem às pessoas obter qualificações reconhecidas internacionalmente. Os cursos raramente são ministrados pelo próprio órgão nacional. As empresas privadas podem candidatar-se a ministrar os cursos a associações/federações nacionais e, se aprovadas, podem oferecer cursos reconhecidos a pessoas que pretendam aprender a velejar.

Os cursos estão disponíveis tanto na água (práticos) quanto em terra (teóricos) para veleiros, lanchas e barcos a motor, botes, bem como cursos complementares, como sobrevivência no mar e manutenção de motores a diesel. Este artigo analisará apenas os cursos para veleiros e a estrutura dos cursos no Reino Unido.

O número de pessoas transportadas a bordo para os cursos práticos variará, mas normalmente não excederá um instrutor e 5 alunos. Completei meu próprio Day Skipper Practical com apenas um colega e o instrutor. Quanto maior a proporção aluno/instrutor, menos uma para uma vez todos ficam com o instrutor, mas o custo por pessoa é reduzido. Também é preferível, eu acho, ter uma mistura de pessoas fazendo cursos diferentes. 5 pessoas fazendo o Curso Prático de Skipper Costeiro a bordo do mesmo barco terão um tempo reduzido na função de skipper.

Introdução - O primeiro curso que veremos chama-se Start Yachting, não é necessária experiência anterior e, em dois dias, os participantes aprenderão como pilotar um iate, como manusear as velas, um pouco de corda e uma visão sobre segurança em borda. O curso de Tripulação Competente é novamente voltado para iniciantes completos, não sendo necessária experiência anterior. Este curso tem duração de cinco dias e, além do leme e do manejo da vela, os participantes aprenderão como manter um vigia e remar um bote.

O primeiro curso em terra é chamado de Day Skipper Theory. Um pouco sobre a experiência da água é desejável. O curso requer 40 horas e dois exames escritos são feitos na conclusão. Principalmente sobre os conceitos básicos de navegação, marinharia e clima, quando concluído, você deverá ser capaz de navegar um barco em águas familiares à luz do dia.

O Day Skipper Practical segue e pode ser concluído em 5 dias ou em 3 fins de semana. Isso pode ser realizado em águas de maré ou não e o certificado emitido na conclusão reconhece a distinção. É necessária experiência, os participantes devem ter passado cinco dias no mar com 4 horas de navegação noturna e ter percorrido 100 milhas. O curso abrange manuseio de embarcações, marinharia e navegação e pilotagem. Quando terminar, você poderá comandar um iate em águas familiares à luz do dia.

O curso Prático de Vigilante, como o próprio nome sugere, ensina as responsabilidades de um vigilante, navegação marítima, segurança e prevenção de colisões. É necessária experiência, os participantes devem ter percorrido 100 milhas e passado cinco dias no mar com 4 horas de navegação noturna. Após o curso de 5 dias, você poderá levar o relógio em um navio de treinamento à vela.

O segundo curso em terra é chamado Coastal Skipper/Yachtmaster Offshore Theory. Este curso é em parte uma preparação para os exames práticos Coastal Skipper e Yachtmaster Offshore. Ele continua a partir do curso teórico do Day Skipper, analisando novamente a navegação e a meteorologia e também considera a segurança, a prevenção de colisões e o planejamento de passagens. Alguma experiência prática é necessária e você deve entender a teoria da navegação ao nível do curso teórico anterior do Day Skipper. O curso dura 40 horas e termina com três provas. Quando concluído, você deve entender a teoria da navegação necessária para realizar passagens costeiras e offshore.

O Curso Prático de Skipper Costeiro segue a teoria. Novamente, isso pode ser feito em águas de maré ou não e, novamente, o certificado emitido na conclusão reconhece a distinção. Este curso destina-se a capitães que pretendam fazer passagens costeiras de dia e de noite. Assume-se que você terá passado 15 dias no mar com 2 deles como capitão e terá 8 horas noturnas. Você deve ter registrado 300 milhas. Você deve ter habilidades práticas equivalentes ao Curso de Teoria Day Skipper e navegação teórica à Teoria Offshore de Skipper Costeiro/Yachtmaster. O curso tem duração de 5 dias e trata do manuseio de embarcações, situações de segurança e emergência, pilotagem diurna e noturna e planejamento de passagens. Espera-se que você planeje e seja o capitão de uma curta passagem. Após a conclusão, você deve ser capaz de comandar um iate em passagens costeiras de dia e de noite.

Você pode acompanhar isso com o Exame Prático de Vela Coastal Skipper. É necessária mais experiência, 30 dias no mar com 2 dias como capitão e 12 horas noturnas e você deve ter percorrido 800 milhas. Você também é obrigado a possuir um Certificado de Primeiros Socorros e um Certificado de Operador de Rádio VHF SRC. Você deve entender a teoria ao nível do curso em terra de Skipper/Yachtmaster. O conteúdo do curso inclui manuseio de barcos e marinharia, prevenção de colisões, segurança, passagem e navegação, meteorologia e habilidade como capitão. Após a conclusão, você deve ser capaz de comandar um iate em passagens costeiras de dia e de noite e, com o adicional de um endosso comercial, você pode comandar embarcações comerciais com menos de 24 metros de comprimento até 20 milhas de um porto seguro. Para uma pessoa, você deve esperar que o exame leve entre 6 e 10 horas, se duas pessoas estiverem fazendo o exame, isso aumentará para entre 8 e 14 horas.

O próximo nível é o Exame Prático de Vela Offshore Yachtmaster. Os candidatos devem ter passado 50 dias no mar com 5 dias como capitão, você deve ter percorrido 2.500 milhas. Você deve ter feito 5 passagens em mais de 60 milhas, incluindo 2 durante a noite e 2 como capitão. Novamente, você é obrigado a possuir um Certificado de Primeiros Socorros e um Certificado de Operador de Rádio VHF SRC. Você deve entender a teoria ao nível do curso em terra de Skipper/Yachtmaster. Você deverá demonstrar sua habilidade como capitão de um veleiro offshore, incluindo perguntas sobre prevenção de colisões, navegação, pilotagem, meteorologia e manuseio de barcos. Após uma conclusão bem-sucedida, você deve ser capaz de comandar um veleiro offshore de dia ou de noite. Para uma pessoa, você deve esperar que o exame leve entre 8 e 12 horas, se duas pessoas estiverem fazendo o exame, isso aumentará para entre 10 e 18 horas.

De volta à costa para o curso Yachtmaster Ocean Theory. Isso fornece o conhecimento necessário para aqueles que desejam navegar longas distâncias. Abrange a passagem oceânica e a navegação astronômica, incluindo o uso de um sextante. Tenho certeza que os puristas vão discordar, mas pessoalmente não estou convencido da relevância da navegação astrológica e do sextante. Certa vez, naveguei pelo Atlântico para um casal que estava fazendo uma circunavegação. Vendo o sextante a bordo, perguntei ao capitão se ele poderia me dar uma demonstração de seu uso. Ele me apontou na direção do livro que o acompanhava dizendo que ele dependia do GPS nos últimos 12 anos. "O que acontece se o GPS empacotar?" Eu perguntei. "Nós usamos o sobressalente", ele me disse. O curso tem duração de 40 horas e quando concluído você deve entender como planejar e navegar em uma passagem oceânica.

Finalmente, o exame oral Yachtmaster Ocean Sailing sobre detalhes da passagem e informações sobre a visão do sol. Você deve ter concluído com sucesso o exame prático Yachtmaster Offshore. Você deveria ter feito uma passagem de 600 milhas como imediato ou capitão e ser capaz de fazer vistas de sol-correr-sol e checar a bússola por azumuth. Você receberá perguntas sobre as técnicas e problemas de passagem oceânica, incluindo navegação, planejamento de passagem e meteorologia oceânica. passagem oceânica.